quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Sebastião comemora desempenho de Rio Preto no IFDM e aposta na infraestrutura de loteamentos para melhorar avaliação na saúde


O deputado estadual Sebastião Santos (PRB) comemorou a classificação de São José do Rio Preto no ranking das cidades mais desenvolvidas do Brasil, divulgado ontem (7) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O município da região noroeste paulista está na 5ª colocação entre as melhores cidades do país para se morar, atrás apenas de outros quatro municípios do Estado de São Paulo. Os dados são referentes ao ano de 2009.
O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) avalia três principais áreas: emprego e renda, educação e saúde. Rio Preto registrou índice 0,9202 superou em todas as avaliações a média estadual, que foi 0,8796 (o índice varia de 0 a 1). O melhor desempenho do município foi na educação, com resultado de 0,9546. Apesar de ter permanecido praticamente estável em relação a 2008, a saúde em Rio Preto teve avaliação 0,9356, podendo evoluir ainda mais.
O deputado Sebastião acredita os investimentos em saneamento básico e infraestrutura, principalmente nos loteamentos em fase de regularização, podem melhorar o desempenho de Rio Preto na saúde. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as populações que têm acesso a água potável com qualidade e saneamento adoecem menos e têm uma vida mais produtiva.
"A OMS diz que os benefícios podem ser de até 34 vezes o valor investido em saneamento básico e infraestrutura. Os dados também mostram que não só a saúde é beneficiada, mas há economia nos cofres públicos e o aumento de riqueza, já que a produtividade das pessoas também é maior", diz o parlamentar do PRB.
Diante dessa perspectiva, Sebastião destinou em 2011 emenda orçamentária no valor de R$ 800 mil para a infraestrutura do bairro Jardim Juliana, região norte de Rio Preto, que foi regularizado recentemente. Para 2012, o deputado reservou R$ 2 milhões para que outros loteamentos em fase de regularização no município também sejam atendidos.
"Se os órgãos internacionais de saúde apontam nesse sentido, então vamos trabalhar para que todas as pessoas de Rio Preto e da região tenham acesso ao saneamento básico e infraestrutura mínima. Tenho dedicado meu primeiro mandato para solucionar problemas como esse que se arrastam há muito tempo em todo o estado, em alguns casos há mais de 20 anos", afirma Sebastião.
Região de Rio Preto tem cidades bem avaliadas
Dez municípios da região noroeste paulista estão entre os 100 melhores do Brasil para se viver. Votuporanga (29ª), Catanduva (44ª), Sebastianópolis do Sul (50ª), Catiguá (66ª), Ouroeste (73ª), Planalto (79ª), Mendonça (84ª), Barretos (90ª) e Itajobi (99ª) também se destacam entre os 5.564 municípios brasileiros.
"É preciso identificar as dificuldades encontradas nas cidades com desempenho abaixo da média do estado e trabalhar para ajudá-los", defende Sebastião. "Temos levado ao governo de São Paulo as principais demandas dos municípios da região e batalhado por investimentos em infraestrutura, habitação e saúde", finaliza.
Diego Polachini - Assessor de Imprensa
Deputado Estadual Sebastião Santos / PRB