quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Deputado Sebastião (PRB) pretende intermediar pedido de recursos para Santa Casa de Assis

 O deputado estadual Sebastião Santos (PRB) recebeu hoje (10) em seu gabinete, na Assembleia Legislativa, o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Assis, Sebastião Carlos Aizo, e a administradora hospitalar Ana Claudia Lopes. Eles protocolaram ofício solicitando emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil para aquisição de equipamentos, mas foram informados que o prazo para sugestões ao Orçamento de 2012 encerrou-se na semana anterior.
Apesar disso, o deputado disse que pretende intermediar junto ao governador Geraldo Alckmin a liberação de recursos à entidade, mas não garantiu que o pedido possa ser atendido. "No que cabe ao parlamentar, a ferramenta legal para a destinação de recursos a municípios e entidades é a emenda ao Orçamento Estadual, que já teve o prazo encerrado na última semana. Mas podemos mostrar ao governador a necessidade da Santa Casa e tentar uma solução", disse.
Aizo assumiu a direção da Santa Casa de Assis dia 1 de setembro desse ano. Ele disse que "ainda está aprendendo" o funcionamento dos prazos para emendas estaduais e afirmou que conseguiu inserir alguns pedidos na esfera federal. "Nos últimos cinco anos recebemos poucos recursos a nível estadual. A principal fonte financeira da entidade tem sido o Programa Pró Santa Casa 2", revelou o provedor, que inaugurou há alguns dias 20 novos leitos de enfermaria.
A Santa Casa de Assis existe há 91 anos e atende de cerca de 246 mil habitantes de 12 cidades da região. Segundo a entidade, 78% dos atendimentos acontecem através do Sistema Único de Saúde (SUS), seu maior parceiro. Mas as despesas para manter as portas abertas  têm sido maior que a receita. "Temos um déficit financeiro de pelo menos R$ 150 mil por mês", afirma Ana Cláudia.
Ela também informa que uma das prioridades da direção do hospital é a abertura da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com capacidade para 10 leitos, cuja estrutura física encontra-se 80% acabada. "Vamos trabalhar para que essa necessidade seja suprida, à medida daquilo que compete a um deputado estadual fazer", explicou Sebastião Santos.