quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Marinha habilita pescadores e aquicultores da região noroeste apoiados pelo deputado Sebastião

 Cerca de 30 pescadores, aquicultores e aquaviários da região noroeste paulista foram habilitados pela Capitania Fluvial Tietê-Paraná da Marinha do Brasil neste sábado, dia 5, e agora estão aptos a trabalhar na criação e captura de peixes e condução de embarcações profissionais. A solenidade aconteceu na Câmara de São José do Rio Preto e contou com a presença do Capitão dos Portos e Fragatas, Luís Fernando Batistella, e do deputado estadual Sebastião Santos (PRB), que tem trabalhado pelo setor pesqueiro.
Entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro os sargentos da Marinha Márcio Campos da Veiga e Alonsimar José da Hora realizaram vários treinamentos para capacitar os profissionais ligados à Associação dos Pescadores Ambientalistas (APA) e Colônia de Pescadores dos Grandes Lagos. "Há pelo menos cinco anos a região de Rio Preto não tinha um curso como esse realizado pela Marinha", disse Sebastião, que tem também lutado pela revisão do decreto estadual que proíbe, desde 2010, a pesca da maioria das espécies nos rios paulistas.
A principal preocupação da Marinha, diz Batistella, é com a segurança dos profissionais que atuam nas águas dos estados e da União. "Nosso objetivo não é apreender embarcações e equipamentos, mas fiscalizar para que todos trabalhem com segurança", explica o capitão. Ele também lembrou que da mesma forma que a bebida alcoólica e o volante não combinam, ingerir álcool e navegar também pode ocasionar graves acidentes.
O estímulo à profissionalização dos pescadores tem sido uma constante na vida de Sebastião mesmo quando ainda era vereador em Mirassol e Rio Preto. O deputado acredita que o apoio de órgãos governamentais ao setor será ainda maior se todos estiverem devidamente organizados e capacitados. "Tenho orientado os pescadores para que se juntem em associações, cooperativas e estejam ligados a alguma colônia", afirma.
Participaram da solenidade o presidente da APA, Marcos Alves Pereira, o presidente da Colônia dos Grandes Lagos, Alexandre Roberto Ferreira, e os vereadores rio-pretenses Emanuel Pedro Tauyr e Professor Tadeu.