quarta-feira, 24 de abril de 2013

Secretaria de Aquicultura de Presidente Epitácio solicita auxilio para a produção de pescado


O secretário de Agricultura e Aquicultura de Presidente Epitácio (SP), Marcelo Martelli Matos, e o vereador Tico do Transporte (PTB) entregaram ontem, 23/04, ao deputado estadual Sebastião Santos (PRB) ofício com solicitações de maquinários para o desenvolvimento da aquicultura na cidade, a ser encaminhado ao ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, que pertence ao mesmo partido do deputado.
Epitácio pertence à região do Vale do Paranapanema. A cidade sediou em fevereiro, Encontro da Aquicultura e Pesca, desenvolvido por Sebastião, com produtores, empresários e pescadores locais para fomentar o setor e falar sobre as facilidades oferecidas pelo Ministério aos interessados em produzir.
Sebastião Santos em conversa com Marcelo Matos, Guilherme duque e vereador Tico

“A audiência pública, nossos abriu olhos. De lá para cá, já apresentamos na Câmara Municipal o projeto de lei para desenvolver a ‘Cadeia Produtiva da Aquicultura Familiar’ em Epitácio. Temos certeza que com o apoio do deputado conseguiremos produzir pescado”, disse o secretário.
De acordo com Matos, a cidade possui aproximadamente 400 pequenos produtores rurais, organizados em associações e cooperativas. Eles já são cadastrados no PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e no PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), no qual os governos estadual e federal compram o que é produzido pelo grupo para as escolas e outros setores. Mas para eles, a atual produção não tem compensado.
Sebastião afirmou que irá entregar pessoalmente o oficio ao ministro. “Esta semana me reunirei com Crivella e falarei sobre a importância do apoio do ministério para a cidade”.
Também acompanhou a reunião o assessor de imprensa da prefeitura, Guilherme Duque.
 Texto e foto: Suelen Tavares – Assessora de Imprensa