segunda-feira, 8 de abril de 2013

Ação contra a dengue reúne em Rio Preto 1500 voluntários da Igreja Universal


A ação ‘Todos de Mãos Dadas Contra a Dengue’ realizada numa parceria entre a Igreja Universal, o deputado estadual Sebastião Santos (PRB), a vereadora Karina Caroline (PRB) e a prefeitura de São José do Rio Preto (SP) reuniu ontem, 07/04, cerca de 1500 voluntários, entre jovens, evangelistas, obreiros e pastores que saíram às ruas para orientar a população com materiais informativos e na remoção dos criadouros do mosquito Aedes Aegipty. Pelo menos 20 mil casas foram visitadas. A ação aconteceu nos bairros da Região Norte da cidade, onde se encontra o maior número de vítimas da doença. Trabalho semelhante aconteceu em 2010.

Uma epidemia de dengue assola a cidade, que decretou estado de emergência. Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde somam mais de quatro mil pessoas com dengue desde o primeiro dia de 2013. No sábado que antecedeu a ação, faleceu mais uma vítima do mosquito, uma menina de apenas nove anos, totalizando três mortes este ano. O número já é mais que o dobro do registrado nos dois anos anteriores e tem causado pavor na população.

A epidemia fez com que o prefeito Valdomiro Lopes se mobilizasse em busca de ajuda para conter a doença. Ele anunciou que pedirá recursos federais e estaduais para investir no combate à doença e recorreu pela segunda vez à ajuda da Igreja Universal, por meio do deputado Sebastião, que também é pastor, e da obreira e vereadora Karina Caroline (PRB), ocasião em que ambos mobilizaram os grupos ‘A Gente da Comunidade’ e ‘Força Jovem Brasil’. A Rede Record também participou da parceria.

Os voluntários passaram por um treinamento com a Secretaria de Saúde e foram a campo. O resultado foi positivo. “Mais do que falar, a igreja precisa agir. Tenho orgulho em dizer que a Igreja Universal ajuda o Brasil. Ela sai a campo diante de um problema. Ela é feita de guerreiros”, afirmou o deputado.

Para a vereadora do PRB em Rio Preto ‘Missão dada é missão cumprida’. “Unir-se, mobilizar as pessoas, levar orientação para quem precisa, combater o mal, isso é cidadania. E é isso que nos move.” disse a obreira Karina

Em 2010, quando o município passava por problemas semelhantes, mais de mil voluntários da igreja saíram às ruas. Os voluntários passaram por um treinamento com a Secretaria de Saúde e foram a campo. O resultado foi positivo.

“Naquele ano, os gráficos indicavam um crescimento da doença em Rio Preto. Após a ação dos grupos da Universal conseguimos reduzir os números de casos de dengue. Tendo em vista o sucesso em 2010, o prefeito nos procurou novamente”, declarou o deputado Sebastião, que intermediou o apoio.

A prefeitura disponibilizou os materiais de divulgação, como panfletos, camisetas e sacos de lixo para recolhimento de materiais que possam acumular água, além de coordenar a logística da ação.

Voluntários

Felizes em ajudar no combate a dengue os voluntários compartilharam a sensação de servir. A vendedora Renata Helena de Araújo, 32, obreira da Universal do bairro Solo Sagrado, disse que ajudando a população na ação ela colaborava com a própria família. “Moro nessa região e ao colaborar com meus vizinhos ajudo minha família. Sobretudo contribuo para que mais ninguém da região sofra com a doença. Gostei muito de ajudar”, disse.

Membros da Universal de Tanabi (SP) também reforçaram o time de colaboradores. “A igreja foi levantada por Cristo para ajudar o próximo. Amei colaborar. Infelizmente encontramos muitas pessoas desinformadas. Ação valeu, com certeza”, afirmou Sandra Vilela, 35, obreira .

A dengue no Brasil

Em boa parte dos estados brasileiros o número de casos de dengue nestes três primeiros meses do ano superou o mesmo período de 2012. Segundo o Ministério da Saúde, pelo menos 25 cidades já declararam situação de emergência. Elas estão nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso e São Paulo.

Somente em Minas, já passam de 37 mil casos de dengue e 31 mortes. Há ainda 88 registros de dengue hemorrágica, o tipo mais grave da doença. Os sintomas clássicos de contaminação com dengue são vômitos, diarreias, manchas avermelhadas na pele e febre. Se não forem tratados, os infectados podem ir a óbito.

Suelen Tavares – Ascom Dep. Sebastião