quinta-feira, 4 de abril de 2013

De mãos dadas contra a dengue

Deputado, prefeito e o jornalista Sandro Pires
 no Balanço Geral da Record Rio Preto no dia 01/04
Epidemia de dengue em Rio Preto mobiliza deputado Sebastião e grupos da Igreja Universal

São José do Rio Preto (SP) está em estado de emergência por conta da epidemia de dengue que assola a cidade. Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde dão conta que mais de três mil pessoas foram vítimas da doença desde o primeiro dia de 2013. O número já é mais que o dobro do registrado nos dois anos anteriores e tem causado pavor na população.

A situação fez com que o prefeito Valdomiro Lopes se mobilizasse em busca de ajuda para conter a doença. Ele anunciou que pedirá recursos federais e estaduais para investir no combate à doença e recorreu pela segunda vez à ajuda dos grupos ‘A Gente da Comunidade’ e ‘Força Jovem Brasil’, ambos ligados à Igreja Universal, e do deputado estadual Sebastião Santos (PRB).

Em 2010, quando o município passava por problemas semelhantes, mais de mil jovens, evangelistas, obreiros e pastores saíram às ruas para orientar a população com materiais informativos e remoção dos criadouros do mosquito Aedes aegipty. Os voluntários passaram por um treinamento com a Secretaria de Saúde e foram a campo. O resultado foi positivo.

2010 - Momentos antes da ação o prefeito
 falou da importância do movimentos, do lado esquerdo dele a
primeira dama Eliana Lopes e o filho do casal.
Do lado  direito o deputado e líderes da IURD
"Naquele ano, os gráficos indicavam um crescimento da doença em Rio Preto. Após a ação dos grupos da Universal conseguimos reduzir os números de casos de dengue. Tendo em vista o sucesso em 2010, o prefeito nos procurou novamente”, declarou o deputado Sebastião, que intermediou o apoio.

A ação está marcada para o próximo domingo, dia 7, a partir das 14h. Em 2010, pelo menos 21 mil residências foram visitadas pelos voluntários da Universal. A expectativa é repetir ou até ampliar esse número. “A igreja tem contato direto com seus fieis, que sempre se envolvem para ajudar a comunidade”, disse Frank Hulder de Oliveira, da Vigilância Epidemiológica de Rio Preto.

De acordo com Hulder, a prefeitura irá disponibilizar os materiais de divulgação, como panfletos, camisetas e sacos de lixo para recolhimento de materiais que possam acumular água, além de coordenar a logística da ação. “Rio Preto conta hoje com 24 Unidades de Saúde. A região mais crítica hoje é o norte da cidade, onde a ação deve começar”, disse Hulder.
2010 - Mais de mil pessoas participaram da ação
 
A vereadora Karina Caroline (PRB) também participará da mobilização juntamente com seus assessores. “Estamos sempre à disposição do município para ajudar em questões de interesse da coletividade”, garante Sebastião. A Rede Record ajudará na orientação da população de Rio Preto e região. 

A dengue no Brasil 

Em boa parte dos estados brasileiros o número de casos de dengue nestes três primeiros meses do ano superou o mesmo período de 2012. Segundo o Ministério da Saúde, pelo menos 25 cidades já declararam situação de emergência. Elas estão nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso e São Paulo.

Somente em Minas, já passam de 37 mil casos de dengue e 31 mortes. Há ainda 88 registros de dengue hemorrágica, o tipo mais grave da doença. Os sintomas clássicos de contaminação com dengue são vômitos, diarreias, manchas avermelhadas na pele e febre. Se não forem tratados, os infectados podem ir a óbito.

Suelen Tavares e Diego Polachini – Ascom Dep. Sebastião / PRB/SP