terça-feira, 9 de agosto de 2011

Deputado Sebastião participa de reunião com bispo de Rio Preto contra construção de PCHs

Evangélicos e católicos unem-se em defesa da Cachoeira do Talhadão e da Foz do Preto

O deputado estadual Sebastião Santos (PRB), que é pastor evangélico, demonstrou desprendimento religioso e verdadeira preocupação com a possível destruição da Cachoeira do Talhadão, situada em Palestina, ao participar hoje pela manhã, 5, de uma reunião com o bispo Dom Paulo Mendes Peixoto para discutir a construção das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no rio Turvo.
Durante o encontro, que aconteceu no Bispado de Rio Preto e contou com a presença dos deputados João Paulo Rillo (PT), Itamar Borges (PMDB) e Eleuses Paiva (DEM), além da Amertp (Associação de Defesa do Meio Ambiente e dos Rios Turvo e Preto), foi decidida a realização de um ato ecumênico às margens do rio, dia 1 de outubro.
Dom Paulo, assim como Sebastião, reafirmou o compromisso pela defesa da vida. “Defendemos uma vida com qualidade, também relacionada ao meio ambiente”, disse o bispo, que também se lembrou das campanhas promovidas pela igreja Católica que têm como tema as mudanças climáticas, a biodiversidade e o uso racional da água.
Sebastião, por sua vez, também considerou o prejuízo incalculável que os pescadores daquela região terão com a construção da barragem. “São muitos os que vivem da pesca no rio Turvo e a construção desta usina vai prejudicar ainda mais a já sofrida profissão”, destacou o deputado. Ele também tem lutado pelo fim de um decreto estadual que proíbe a pesca da maioria das espécies nos rios paulistas.

Articulação
O deputado Sebastião pretende articular e mobilizar os evangélicos de Rio Preto e região para participarem do ato ecumênico. Ele, que é da Igreja Universal do Reino de Deus, disse que a hora não é para desavenças religiosas, mas de união para preservar um patrimônio ambiental importante para todas as pessoas.
“É momento de união. De darmos as mãos em defesa daquilo que resta de bonito em nossa região. Estou empenhado nessa batalha pra valer”, afirmou.
Na última quarta-feira, Sebastião entregou uma camiseta com a imagem da cachoeira ao presidente da Assembleia Legislativa, Barros Munhoz (PSDB), e pediu formalmente o apoio institucional. “Contem comigo nessa luta. Vamos nos mobilizar”, disse Munhoz.