segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Contra PCHs, deputado Sebastião (PRB) grava programa na TV Alesp.

Com o objetivo de mobilizar o maior número de pessoas no Estado de São Paulo contra a construção das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) nos rios Turvo e Preto, região de São José do Rio Preto, o deputado estadual Sebastião Santos (PRB) gravou hoje, 1, na TV Assembleia, o programa AL Debate. Ele convidou o engenheiro civil e arqueólogo amador Antônio Carlos Carvalho, o presidente e a diretora da Associação de Defesa do Meio Ambiente e dos Rios Turvo, Preto e Cachoeira do Talhadão (Amertp), Antônio Carlos Bueno Angelino e Gisele Paschoeto, e o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo/Grande (CBH-TG), o prefeito de Cedral, José Luís Pedrão.

Mais uma vez todos manifestaram contrariedade ao prosseguimento do projeto. Os principais impedimentos destacados pelos participantes são os impactos ambientais irreversíveis, a quantidade ínfima de energia que as PCHs vão gerar, a destruição da fauna, flora e da beleza natural, além da dúvida de quem seria beneficiado com a usina, se o estado de São Paulo ou o de Minas Gerais, já que o local é bem próximo da divisa.

O deputado Sebastião trouxe o debate à Assembleia Legislativa no início de maio, após visitar Pedrão e o prefeito de Riolândia, Sávio Nogueira Franco Neto, município que fica ao redor da cachoeira. Ele apresentou na tribuna o projeto em 3D de como os locais afetados ficarão após a construção, e conclamou outras lideranças para aderir ao movimento. Ele também havia levado a questão ao secretário de Estado de Meio Ambiente, Bruno Covas, que garantiu avaliar a que condições essas PCHs seriam construídas.

O programa deve ir ao ar durante essa semana. O deputado Sebastião pretende fazer cópias em DVD para enviar a prefeituras, câmaras e entidades ambientais de todo o Estado de São Paulo.