quarta-feira, 29 de junho de 2011

Sebastião grava programa contra decreto estadual e protocola pedido de liberação para a pesca

O deputado estadual Sebastião Santos (PRB) gravou hoje, na TV Alesp, o programa Assembleia Debate. Foram convidados a superintendente do Ministério da Pesca em São Paulo, Leinad Ayer, o ambientalista Marcos Alves, o presidente da Colônia Z-20, Edvando Gomes, e o pescador profissional Jorge Mustafe para discutir o Decreto Lei 56.031/2010, que proíbe a pesca da maioria das espécies dos rios paulistas e que tem prejudicado a atividade pesqueira no Estado de São Paulo. O programa vai ao ar pelo canal da Assembleia na noite de amanhã, 29 de junho, a partir das 21h.

Na ocasião, foi exibida uma reportagem realizada na sexta-feira, dia 25, em que pescadores da e profissionais da região noroeste revelam toda a dificuldade enfrentada com a proibição da pesca. Espécies como o pintado, pacu e mandi não podem ser capturadas por serem consideradas espécies “em extinção” pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

Deputado indica liberação de duas espécies

O deputado Sebastião protocolou neste tarde, na Assembleia Legislativa, uma indicação ao governo do Estado pedindo a “liberação temporária da pesca do pacu e do pintado”, espécies de peixes que atualmente encontram-se na lista da Secretaria do Meio Ambiente como possivelmente em extinção.

“O decreto atinge o Estado todo, porém os rios da região Noroeste possuem essas espécies em abundância. Essa medida temporária vai aliviar a condição precária que os pescadores têm vivido”, argumenta o deputado. “Isso até que novos estudos sejam elaborados para que sejam constatadas as prováveis extinções”, finaliza.