quarta-feira, 22 de junho de 2011

Deputado Sebastião vai gravar depoimentos de pescadores prejudicados por decreto estadual

O deputado estadual Sebastião Santos (PRB) vai percorrer com sua equipe, na próxima sexta-feira, 24/6, a partir das 9h, vários trechos dos rios Turvo e Grande, região de Rio Preto, para captar imagens e depoimentos de pescadores que têm sido prejudicados pelo Decreto Lei 56.031/2010, que proibiu a pesca da maioria das espécies nativas no Estado de São Paulo. O percurso compreende as cidades de Nova Granada, Icém e Orindiúva.

Além do material servir para uma reportagem que será exibida no programa Assembleia Debate, da TV Alesp, Sebastião pretende levar cópias ao conhecimento do governador Geraldo Alckmin e do secretário de Estado de Meio Ambiente, Bruno Covas. “Como membro efetivo da Comissão de Meio Ambiente, quero mostrar a realidade da vida dos pescadores profissionais e amadores, profundamente prejudicados por esse decreto estadual”, explica o deputado, que já esteve com ambos.

Toda a cadeia produtiva e o comércio de insumos para a pesca estão comprometidos. Sem poder pescar, varas, molinetes, iscas e equipamentos para barcos encalham nas prateleiras de lojas especializadas. “Vamos ouvir tanto os pescadores quanto quem vende os equipamentos e que estão em situação semelhante. Esse decreto precisa ser reavaliado”, diz Sebastião.

O programa será gravado no dia 28 de junho e contará com a presença da superintendente do Ministério da Pesca em São Paulo, Leinad Ayer, do presidente da Colônia de Pescadores Z-20 de Barra Bonita, Evando Soares de Araújo, do presidente da Associação dos Pescadores da 8ª Região (APA), Marcos Alves Pereira, e do pescador profissional Jorge Absi Mustafe.

Dia do Pescador – 29 de junho de 2011: “Nada a comemorar”.