quarta-feira, 18 de maio de 2011

Semana de Combate à Pedofilia começa com grande repercussão em Rio Preto

Na tarde de hoje, 16/5, o deputado estadual Sebastião Santos (PRB) e sua equipe, juntamente com o vereador Paulo Henrique (PRB), de Piracicaba, realizaram um pedágio contra a pedofilia no calçadão de Rio Preto. Dois balões infláveis foram instalados e cartilhas com instruções de como combater as ações dos pedófilos começaram a ser distribuídas para a população.
A ação faz parte da Semana de Combate à Pedofilia que começou hoje e vai até sexta-feira, dia 20. O evento foi instituído no calendário oficial do município por meio da Lei 10.356/09, de autoria de Sebastião enquanto vereador, e tem o objetivo de discutir o crime sexual contra a criança e o adolescente e conscientizar a população através de campanhas educativas.
“Em pouco mais de duas horas tivemos 14 casos de pedofilia manifestados pelas pessoas que abordamos. São pedidos de ajuda psicológica e de orientação para fazerem denúncias. Inúmeros casos permanecem abafados, seja pelo medo de se expor ou de não saber a quem procurar”, relatou Sebastião.
Uma mulher com a identidade preservada pediu ajuda tanto para ela quanto para sua filha, que foi molestada por um familiar. “Estamos desestruturadas. Não conseguimos dormir direito. Preciso de socorro”, disse ela à equipe, que orientou como proceder diante do problema e colocou-se à disposição para direcioná-la a um profissional para ser tratada.
Postos Petrobras
Pela manhã, o deputado Sebastião e o assessor comercial da Petrobras, Ricardo Juliano de Castro, 41 anos, percorreram vários postos da rede de combustíveis para distribuir camisetas e cartilhas a funcionários e clientes.
Os frentistas dos postos Brazilian, Marambaia, Chiesa, Cocenza e Itamarati usarão as peças promocionais durante toda a semana. “É o terceiro ano que apoio a iniciativa do ex-vereador e agora deputado Sebastião Santos. Nossa região infelizmente ficou marcada pelo grande número de casos de pedofilia e ações como essa ajudam a identificar os criminosos”, declarou Cesar Chiesa, 44 anos, um dos proprietários do Posto Chiesa.
Para o assessor comercial da Petrobras, empresa que patrocinou a confecção de mil camisetas pelo segundo ano, a falta de informação às vezes é o principal inimigo desse crime. “Estimular a denúncia é tão importante quanto assistir as crianças que foram abusadas”, afirmou Juliano, que ficou animado com a repercussão do evento.
Audiência Pública
Logo mais às 19h30 será realizada na Câmara de Rio Preto uma audiência pública para debater o assunto. Profissionais de diversos setores que trabalham com a promoção social da infância e juventude pretendem expor as dificuldades enfrentadas por cada um e as soluções alcançadas com a aplicação efetiva de políticas públicas.
A Record News também esteve em Rio Preto e registrou a ação realizada no calçadão da cidade.
Participantes da mesa:
• Dr. Claudio dos Santos Morais (Promotor da Vara e da Infância e Juventude – São José do Rio Preto)
• Sidneia Soler (Vice-presidente do Conselho da Criança e Adolescente) - Tema: Direitos da Criança e do Adolescente / Conselho)
• Aparecida Maria Lioni da Silva (Conselheira)
Conselho Tutelar Zona Norte - Tema: Atribuições do Conselho Tutelar, encaminhamentos e procedimentos a serem tomados nos casos de pedofilia.

• Dr. Lucas Garcia Suzana
Tema: A importância do CRAMI na lutas pelos Direitos da Criança e do Adolescente.
• Vereador Paulo Henrique (Piracicaba) .
Tema: Trabalhos desenvolvidos em Piracicaba
• Edinéia Ribeiro – psicóloga.
 Tema: Traumas