segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

10 mil rio-pretenses assinam pela retirada dos trilhos da cidade

Foto: Saliane Calixto
A Petição Pública proposta pela retirada dos trilhos do perímetro de São José do Rio Preto já tem o apoio de mais de 10 mil moradores da cidade. O abaixo-assinado foi iniciado no dia seguinte ao descarrilamento da composição da concessionária ALL (América Latina Logística) que matou oito pessoas e deixou outras oito gravemente feridas no mês passado. O objetivo é recolher o maior número de assinaturas para mostrar que população rio-pretense que não quer mais acidentes ferroviários.
A malha ferroviária pertence ao governo federal, por isso,pretendo encaminhar a petição à bancada de deputados do PRB para que o documento chegue diretamente ao governo. Com a união da população vamos conseguir o valor necessário para efetuar o projeto do contorno ferroviário. Por isso peço o apoio de todos, principalmente da imprensa.

A mobilização começou na internet pelo site peticaopublica.com.br e, na semana seguinte, ganhou as ruas. A nossa equipe de trabalho passou a percorrer os bairros da cidade em busca de pessoas que não querem mais acidentes semelhantes ao que ocorreu no dia 24. Esta semana o grupo se instalou na Praça Rui Barbosa, Centro, em busca de apoiadores.
O contorno ferroviário é um projeto da prefeitura de Rio Preto, anunciado há alguns anos e encaminhado ao Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Avaliado no valor de R$ 200 milhões, a proposta chegou a ser considerada cara e nunca saiu do papel.
Quanto vale uma vida?

Além dos moradores que faleceram no descarrilamento, vivem as margens da linha férrea mais de 40 mil rio-pretenses que correm perigo há décadas. Agora, milhares de famílias estão com medo de continuar morando nas residências próximas dos trilhos. A população de 28 bairros da cidade vive esse dilema. Algo precisa ser feito. Se os vagões que descarrilaram carregassem combustível, o que é comum, o desastre seria muito maior. Peço a união de todos.
Antes mesmo de assumir como deputado, tinha alertado as autoridades competentes e cobrado a manutenção dos trilhos. Foi assim como vereador, e o trabalho continuou na Assembleia Legislativa. A cada descarrilamento de locomotivas, de 2011 até hoje, ele tem se posicionado por meio de requerimentos e em discussões em plenário. Os órgãos responsáveis sempre alegaram que “não havia vítimas” nos acidentes questionados, logo a mudança não era necessária. E agora será que algo será feito?
No dia 02,estive com o governador Geraldo Alckmin para solicitar o apoio ao projeto de contorno ferroviário. O pedido foi feito para que haja agilidade também do Estado de São Paulo quando forem solicitadas as licenças específicas dos locais onde está projetada a construção do contorno. O governador garantiu que dentro do possível o governo vai liberar o projeto de forma rápida.
É possível assinar hoje pelo site deputadosebastiao.com.brpeticaopublica.com.br e pessoalmente na Praça Rui Barboza, em frente ao Praça Shopping.