quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Deputado Sebastião lança em Piracicaba Frente Parlamentar de Combate à Pedofilia

Foi lançada hoje, 11, véspera do Dia das Crianças, na Câmara Municipal de Piracicaba, a Frente Parlamentar de Combate à Pedofilia. Proposta pelo deputado estadual Sebastião Santos (PRB), na Assembleia Legislativa, a iniciativa tem o objetivo de defender a criança e o adolescente por meio de projetos que inibam a ação de pedófilos, além de incentivar a denúncia.

A mesa oficial foi composta pelos vereadores de Piracicaba Paulo Henrique Ribeiro e André Gustavo Bandeira; secretário municipal de Educação, Gabriel Ferrato dos Santos; secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guércio; vereadora de Itu, Nair Langue; juiz da Vara da Infância e Juventude de São Paulo, Dr. Paulo Fadigas; assistente social do CRAMI, Andréia Stabelin; comandante da Guarda Civil, capitão Silas Romualdo.

Sebastião abriu o evento com a leitura e aprovação do regimento interno da frente parlamentar e o apontamento do deputado Isac Reis (PT) como vice-coordenador. A escolha de Piracicaba para lançar a frente deu-se devido o forte trabalho desenvolvido pelo vereador Paulo Henrique, do PRB.

Paulo Henrique acredita que a frente parlamentar poderá estender essa luta por São Paulo. “As crianças terão o que comemorar amanhã. Está se formando uma rede de proteção bastante ampla no Estado que começa hoje em Piracicaba”, disse o vereador.

Para Andréia Aparecida Stabelin, assistente social do CRAMI local, a prefeitura tem investido em campanhas de prevenção, mas reconhece que precisa ser ampliada. “Há um conjunto de iniciativas que têm convergido na luta contra a pedofilia, no entanto precisamos de apoio externo”.

Ações de prevenção e repressão de crimes desta natureza também estão acontecendo no Judiciário. Segundo relato do juiz da Infância e Juventude de São Paulo, Dr. Paulo Fadigas, que também atua na rede de proteção à criança e ao adolescente ameaçado de morte, “o Judiciário tem estabelecido metas políticas de combate à pedofilia de norte a sul do Estado, de Rosana a Bananal”.

O deputado Sebastião lembrou-se da ‘Semana de Combate à Pedofilia’, realizada anualmente em São José do Rio Preto, e disse que pretende desenvolver estudos e elaborar pesquisas para obter dados dos casos de pedofilia por todo o Estado de São Paulo. “Precisamos ter noção de onde estão concentrados os focos de atuação dos pedófilos”, argumenta.

Após a manifestação dos membros da mesa, a palavra foi aberta aos participantes para que pudessem dar sugestões ao grupo de trabalho, contar experiências e questionar os profissionais que atuam no setor. Estiveram presentes representantes de várias cidades no entorno de Piracicaba, além de alunos da sétima série da escola estadual Hélio Penteado de Castro.