quarta-feira, 13 de julho de 2011

Ministério da Pesca protocola em Jales pedidos de licença prévia para parques aquícolas

A superintendente em São Paulo do Ministério da Pesca, Leinad Ayer, protocolou na regional de Jales da Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb), na última sexta-feira, dia 8, os pedidos de licença prévia para os projetos de piscicultura na região Noroeste do Estado. Acompanhada dos deputados estaduais Sebastião Santos (PRB) e José Zico Prado (PT), que atuam em favor do setor, Leinad solicitou autorização do órgão estadual para a instalação de quatro parques aquícolas nos rios São José dos Dourados, Parobi, Anta e Ponte Pensa.
Foram licitados cerca de 330 lotes aquícolas, com dimensões que variam entrem 2 mil m² a 4,2 mil m². O critério adotado pelo Ministério da Pesca foi predominantemente social, muito rigoroso, e apenas um CPF por lote. “É como um condomínio. Cada parque terá seu comitê gestor. E nós vamos coordenar tudo", disse a superintendente.
Mas os tanques-redes ainda não serão instalados. O licenciamento prévio é uma das etapas do processo. “Em cada licenciamento é feita uma avaliação. São etapas subsequentes que dependem umas das outras de forma a não colocar em risco o meio ambiente”, disse Sílvio Beraldi, gerente da Cetesb de Jales.
A principal preocupação dos ambientalistas é o manuseio das rações para alimentar os peixes e a possibilidade delas transformarem-se em lodo no fundo dos rios, caso sejam despejadas em excesso. “A Cetesb vai monitorar os trabalhos. Também vamos levar informações aos piscicultores. A operação mal feita por um grupo de pessoas pode prejudicar a todos”, disse Silvio.
Sebastião comemorou o avanço do processo. As licitações dos parques aquícolas começaram há mais de um ano e vão beneficiar 59 piscicultores de Rio Preto. “A Coopanp (Cooperativa dos Pescadores e Aquicultores do Noroeste Paulista) esteve empenhada no projeto e agora terá um grupo forte produzindo peixes”, comentou o deputado.
O responsável pelo projeto na Cetesb Jales é Jordão Domingues Massei Pagani, engenheiro ambiental. O biólogo Mateus Soares de Souza é o coordenador do setor de parques aquícolas em São Paulo do Ministério da Pesca.
Participaram do evento representantes de colônias, associações e entidades ligadas à pesca, ambientalistas, engenheiros ambientais, representantes das cidades de Mira Estrela, Pereira Barreto, Santa Fé do Sul, Suzanápolis, Cosmorama e Ilha Solteira. O prefeito de Jales, Humberto Parini, também esteve presente.