quarta-feira, 13 de julho de 2011

Deputado Sebastião reitera apoio ao CBH-TG contra hidrelétricas no Turvo


Presidente diz que “não foi convidado” para qualquer reunião

O deputado estadual Sebastião Santos (PRB) visitou na manhã desta segunda-feira, 11, o prefeito de Cedral e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e Grande (CBH-TG), José Luís Pedrão (PMDB). Ele já havia se reunido com Pedrão no início de maio para discutir a construção das Pequenas Centrais Hidrelétricas na Cachoeira do Talhadão e na Foz do Preto, e mais uma vez manifestou contrariedade à obra. Sebastião garantiu apoio incondicional ao grupo, que também é contra.

O comitê publicou em março um documento em que aponta uma série de motivos para enterrar o projeto em questão. À época, o presidente do CBH-TG era Eugênio Zuliani, prefeito de Olímpia. “Somos radicalmente contra. É talvez a última beleza natural da nossa região”, disse Pedrão.

Sebastião foi à tribuna da Assembleia Legislativa no dia 19 de maio para mostrar imagens de como a cachoeira é hoje e apresentou o projeto em 3D da construção da usina finalizada. Na mesma ocasião, em posse do documento do CBH-TG, o deputado chegou a ler um dos trechos que diz: “Os impactos ambientais das PCHs são irreversíveis com a construção e operação deste empreendimento, como perda de habitats e desmatamentos (...)”.

Além da destruição ambiental, Sebastião e Pedrão temem que a energia gerada na usina possa ser vendida para Minas Gerais. “A produção de energia será mínima. Não tem sentido essa construção”, argumentou o deputado, que é contra o empreendimento, seja ele realizado por qualquer empresa.

“Não recebi nenhum convite”

O presidente do CBH-TG disse que não foi convidado para participar de qualquer reunião para discutir o assunto. “Não recebi nenhum convite. As nossas discussões deram-se nas reuniões do comitê”, declarou Pedrão, que finaliza: “Estão pensando no momento, no agora. Na natureza não se mexe. Serão muitos anos para recuperar os estragos que este empreendimento vai gerar”.

O que é o CBH-TG

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Turvo/Grande é um colegiado tripartite, composto por 66 municípios, órgãos do governo estadual e entidades da sociedade civil que estejam localizadas ou que atuam na área de Recursos Hídricos na bacia hidrográfica do rio Turvo/Grande.

A cada dois anos, cada colegiado elege seus representantes, 18 titulares e seu respectivos suplentes. O representante titular e o seu suplente nas reuniões plenárias tem direito a voz como todos os demais membros, mas na votação, o suplente vota apenas quando substitui o seu respectivo titular ausente.