sábado, 16 de julho de 2011

Frente da Agricultura Familiar lançada em Rio Preto reúne mais de 100 pessoas.


Quatro deputados estaduais, representantes dos governos federal e estadual, prefeitos, vereadores e agricultores participaram nesta manhã, 15, em Rio Preto, do lançamento da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar na Região Noroeste do Estado. Proposta pelo deputado Sebastião Santos (PRB) e aderida por 21 outros parlamentares, a iniciativa tem o objetivo de percorrer toda a região para diagnosticar as dificuldades encontradas pelo pequeno produtor rural para avançar em seu negócio.

Além de Sebastião, os deputados José Zico Prado (PT), Itamar Borges (PMDB) e Orlando Bolçone (PSB) – que é vice coordenador da frente – renovaram o interesse em fazer gestão junto aos órgãos governamentais para que os municípios possam ser melhor atendidos. O deputado do PRB lembrou o recente anúncio de R$ 16 bilhões para a Agricultura Familiar feito pela presidente Dilma Rousseff, durante evento no Sul do Brasil. “Vemos que a Agricultura Familiar volta a ocupar lugar de destaque nos planos do governo federal. Mas esse dinheiro precisa chegar ao seu destino, que é o pequeno agricultor”, disse Sebastião.

O deputado Zico Prado, que também assina a frente, criticou a posição da Secretaria de Estado da Agricultura quanto à vocação agrícola dos municípios. “O agricultor não dispõe de um planejamento para sua produção. Ele planta de acordo com aquilo que ele acha que será bom no mercado em cada ano”. Ele ainda disparou: “O Estado de São Paulo não tem uma política de fomento para o pequeno agricultor”. Itamar Borges parabenizou Sebastião pela iniciativa e, como presidente da Comissão de Agricultura, garantiu apoio ao movimento. “Esta bandeira levantada pelo Sebastião deve ser apoiada por todos. Quero estar junto nesta luta”.

Secretário de Planejamento de Rio Preto por quase 20 anos, Bolçone lembrou que a região Noroeste nunca teve grandes disputas por terras. “Rio Preto tem uma característica interessante: nunca teve conflitos agrários. Em nossa região tudo aconteceu de forma natural”. Ele destacou a necessidade de as políticas públicas do setor estar envolvidas em várias frentes, para que todas as iniciativas estejam integradas. “A integração é a base para que esse trabalho funcione. A participação das universidades, dos setores agrícolas e do governo é fundamental“. Bolçone elogiou a aglutinação de parlamentares que Sebastião conseguiu para essa frente. “Uma frente parlamentar acontece por adesão. São os deputados que escolhem entrar nela. E nesta assinaram 21”.

José Márcio Luiz Gomes, chefe regional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Alfredo Chaguri Júnior, engenheiro agrônomo da Secretaria de Estado de Agricultura, e Anderson do Carmo, gerente do Banco do Brasil, responderam perguntas dos convidados e não escaparam de ouvir algumas críticas dos agricultores. As principais dúvidas foram quanto às políticas de incentivo, formas de contração de crédito e agilidade nos serviços prestados pelos órgãos do governo.

Estiveram presentes o secretário de Agricultura de Rio Preto, Jorge Menezes, o diretor da Record News, Jorge Nascimento, o vice-presidente da Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA), Padre Osvaldo Pinto, que também é prefeito de Irapuã, além de prefeitos, vereadores e representantes de associações e cooperativas agrícolas. A Frente deve percorrer mais cidades da região pelos próximos meses.

Diego Polachini – imprensa
deputado Sebastião Santos (PRB)