segunda-feira, 18 de março de 2013

Sebastião trabalha para que Palestina se torne Estância Turística


Em reunião na prefeitura

 “A cidade de Palestina (495 km da capital) possui recursos naturais, que já a colocam a frente de outras, quando o assunto é turismo. A cidade é banhada por dois rios, Preto e o Turvo e ainda conta com um poderoso atrativo: a cachoeira do Talhadão”, diz o deputado estadual Sebastião Santos (PRB), que acredita que Palestina tem tudo que uma cidade precisa para tornar-se Estância Turística. O deputado esteve hoje, 18/03, no município para constatar as necessidades da população e continuar a trabalhar pelo povo palestinense.
Desde 29 de março de 2012, Sebastião apresentou projeto de lei nº 187/2012 para tornar Palestina Estância. Se aprovado, a cidade passará a receber mais recursos para infraestrutura, por se tornar efetivamente turística. Mesmo sem a nomenclatura, Palestina já recebe grande demanda de visitantes que praticam a pesca esportiva, o caiaquismo, em virtude das correntezas dos rios que a banham e outros que a procuram para desfrutar da beleza e das águas do Talhadão.
Sebastião se reuniu com o prefeito Fernando Luiz Semedo (PP), o vice-prefeito Reinaldo Aparecido da Cunha (PSDB), a esposa do vice, Penha da Cunha e a primeira dama do município Denize Semedo, com o objetivo também de visitar é conhecer às necessidade do município.  “Me coloquei totalmente a disposição para buscar benefícios e equipamentos para a cidade”, afirma Sebastião.

Em vista a Escola Áurea Soares Sonego

Quadra esportiva
O deputado esteve pela manhã na escola municipal de Educação Básica Áurea Soares Sonego. Ele constatou a necessidade de uma quadra esportiva e se prontificou a propor ao Estado verba para a construção de uma. “A prática de esportes é importante em qualquer idade, principalmente durante a infância, quando o corpo está em formação. Vou trabalhar para trazer a Palestina a quadra de esportes que eles precisam”, disse Sebastião.
Deputado visita também a antiga quadra,
sem cobertura e deteriorada 

O prefeito (à direita) agradece o empenho e dedicação
 do  deputado (à esquerda) pela cidade. Ao fundo a
Cachoeira do Talhadão.
A cachoeira
Desde 2011, o deputado tem lutado contra a construção de uma PCH (Pequena Central Hidrelétrica) que inundaria uma área de aproximadamente 110 hectares e destruiria a cachoeira do Talhadão, a fauna, a flora e os achados revelados por arqueólogos amadores.
Para impedir a construção da usina o deputado protocolizou junto ao Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) o pedido de tombamento da cachoeira contendo informações referentes ao rio e aos achados históricos e arqueológicos do local registrados pela Amertp (Associação de Defesa do Meio Ambiente, dos Rios Turvo e Preto).
O tombamento da cachoeira é talvez a única alternativa para impedir a construção da hidrelétrica no local, tendo em vista que a empresa responsável pela obra já estaria demarcando as áreas para o início da construção naquele ano. O pedido ainda está em analise no Condephaat. Enquanto isso, a construção está impedida.

Texto: Suelen Tavares - Assessora de imprensa

Deputado Sebastião Santos luta pela
preservação da Cachoeira do Talhadão