quarta-feira, 16 de maio de 2012

SEBASTIÃO SANTOS AVANÇA COM O APOIO DA COMISSÃO DO MEIO AMBIENTE PARA TOMBAMENTO DA CACHOEIRA DO TALHADÃO.


A requerimento de Sebastião Santos (PRB), representantes da AMERTP (Associação de Defesa do Meio Ambiente dos Rios Turvo e Preto), participaram nesta terça-feira, 15/05 da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, juntamente com parlamentares que lutam pela região noroeste paulista. Na oportunidade foram discutidas ações que visam bloquear a construção das PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas), na cachoeira do Talhadão e na foz do Rio Preto. Santos, lembrou o caso da barragem de Avanhandava, onde os pescadores ribeirinhos foram deslocados para vilas sem infra-estrutura, e seu meio de vida foi muito prejudicado. Ele propôs que qualquer empreendimento futuro no entorno do rio Turvo seja vistoriado e fiscalizado pela Comissão de Meio Ambiente, mesmo porque se trata de uma área muito importante para o Estado, a construção de PCHs no local não é justificável diante do possível dano e perda cultural, arqueológica e ambiental.
O apoio da Cetesb é de extrema importância. No entanto, é necessário a união de forças como a da Comissão de Meio Ambiente que irá propor moção de apoio ao tombamento do Talhadão contra qualquer tipo de ameaça ao local.
Felizmente estamos tendo o apoio de associações como APA e AMERTP nesta iniciativa da qual tenho liderado desde 2011, através de pedido de moções de apoio aos municípios, secretários e governador do estado, além do abaixo-assinado junto à população rio-pretense e protocolo para tombamento da cachoeira junto ao CONDEPHAAT. Conclui Sebastião. 
Dep. Sebastião tem lutado assiduamente para barrar a construção das PCHs
na Região dos rios Turvo e Preto.