quinta-feira, 31 de março de 2011

Deputado Sebastião participa de lançamento da Câmara de Desenvolvimento Metropolitano no Palácio dos Bandeirantes

Dep. Sebastião, Gilmaci e o Gov. Alckmin

Sebastião Santos (PRB) foi um dos poucos deputados estaduais que estiveram presentes na assinatura do decreto estadual, feito pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), na manhã de hoje, 30/3, no Palácio dos Bandeirantes, que cria a Câmara de Desenvolvimento Metropolitano. O colegiado, composto por 10 secretarias, tem o objetivo de estabelecer a política do governo para as três regiões metropolitanas e outras concentrações urbanas do Estado.

O programa não contempla, num primeiro momento, a região de São José do Rio Preto tendo em vista que não há aglomeração metropolitana equivalente às de Campinas, São Paulo e Baixada Santista, por exemplo. Dados da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano mostram que 72% da população e 80% do PIB do Estado estão concentrados na macrometróple paulista – que inclui os aglomerados urbanos de Jundiaí, Piracicaba, Sorocaba, São José dos Campos, Bragantina e São Roque.

Apesar de Rio Preto não ter densidade demográfica, é principal prestadora de serviços e alavanca do comércio regional, fato que gabarita a cidade como centro metropolitano. “A referência na saúde também coloca o município em destaque”, diz Sebastião. O deputado também se preocupa com os recursos hídricos, saneamento básico e equalização dos déficits sociais. “É fundamental a união dos municípios no entorno de Rio Preto para se pensar o desenvolvimento regional em todos os sentidos, desde abastecimento de água à redução de mazelas sociais”.

O decreto assinado por Alckmin prevê que uma das atribuições da Câmara é a criação de comitês executivos para planejar e acompanhar cada projeto a ser implantado na região da macrometrópole. Esses grupos de trabalho poderão ser compostos por várias secretarias, dependendo das áreas que integram os projetos, tendo como indutora e articuladora das ações a Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano. “Seria interessante o órgão dispor de um grupo para estudar a implantação de novas regiões metropolitanas ou aglomerados urbanos, como acredito ser o caso de Rio Preto”, propõe Sebastião.

Além do governador Geraldo Alckmin e do secretário Edson Aparecido, farão parte da Câmara os secretários:

Andrea Calabi (Fazenda)

Bruno Covas (Meio Ambiente)

Emanuel Fernandes (Planejamento e Desenvolvimento Regional)

Edson Giriboni (Saneamento e Recursos Hídricos)

Guilherme Afif Domingos (Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia)

José Aníbal (Energia)

Jurandir Fernandes (Transportes Metropolitanos)

Saulo de Castro (Logística e Transportes)

Sidney Beraldo (Casa Civil)

Silvio Torres (Habitação)