sábado, 4 de dezembro de 2010

PESCADORES DE RIO PRETO E REGIÃO PARTICIPAM DE CURSO EM MONTE APRAZIVEL SOBRE PISCICULTURA.

Pescadores da região de Rio Preto que foram beneficiado na aquisição de áreas aquicolas no reservatório de Ilha Solteira, estiveram participando de cursos na FAMAR em Monte Aprazível.
Objetivo do curso é proporcionar especialização aos pescadores no manuseio dos equipamentos e também para que eles venham adquirir conhecimento noções básicas para produção do pescado.
Estiverem presente o deputado estadual eleito Sebastião Santos (PRB), o presidente da FAMAR Antonio Carlos Diniz, a Natália B. Filardo Articuladora Territorial do "Noroeste Paulista"  do Ministério da Pesca e Marcos Alves Pereira presidente Associação dos Pescadores Ambientalista (APA).
Diniz responsável pelo local onde será realizado os cursos deu as boas vindas a todos os pescadores, e disse: "para o sucesso do curso vocês terão que estar unidos no objetivo que vocês traçaram, irão enfrentar muitas dificuldades e que não será fácil, mas o governo federal tem dados incentivos para a produção de peixes".
O deputado eleito Sebastião que tem acompnahado o desenvolvimento da piscicultura na região, através conferência, cursos, audiências públicas disse: "este local quando foi inaugurado pelo ministro da Pesca e Aquicultura Altemir Glegorim, vi aqui um local para estimular a picicultura em nossa região através de formação especializada para os pescadores, como os cursos que serão realizado nestes dias. Pois a cidade de São José do Rio Preto é considerado pelo ministério da pesca a última cidade da região na atividade da piscicultura, e essa situação poderá mudar se nós conseguirmos trazer incentivos para os pescadores, saindo assim da posição de último lugar".
Segue algumas informações sobre os cursos oferecidos aos pescadores:
Contextualização da situação atual do parque aquicola.
Câmara temática da pesca e aqüicultura.
Área de produção – reservatório de Ilha Solteira – caracterização, Estudo da água;
Monitoramento prático da qualidade de água.
Produção de peixes – modos de produção, principais espécies comerciais, potencial de produção,  relações entre as comunidades aquáticas.
Objetivos, vantagens e obstáculos à piscicultura.
Sistemas de criação; Construção de viveiros.
Alimentação de peixes;  Características desejáveis nas espécies para cultivo.
Aquisição de alevinos; Pré-engorda de alevinos; Alevinagem – prática.
Insumos, Engorda de peixes, Povoamento de viveiros;
Classificação, Prática de classificação, Despesca, Prática.
Carregamento, transporte e descarregamento técnico de peixes;
Os próximos modulos serão a evolução deste quadro, passndo por abate até o curtimento de pele e comercialização.