quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Sebastião Santos e Otoniel Lima realizam o 1º Encontro da Pesca e Aquicultura cinco cidades


Sebastião Santos faz pronunciamento durante Audiência Pública 
em São José do Rio Preto, 200 pessoas participaram

Os deputados do PRB Sebastião Santos (estadual) e Otoniel Lima (federal) realizaram nos dias 22 e 23 o ‘Primeiro Encontro Público da Pesca e Aquicultura’ em cinco regiões do estado, com a participação do superintendente federal do Ministério da Pesca e Aquicultura no Estado de São Paulo, Jorge Augusto Castro, representando o ministro Marcelo Crivella (PRB). O objetivo das audiências públicas é orientar os profissionais da área sobre os programas e facilidades oferecidas pelo governo federal, e principalmente motivar os pescadores a se tornarem produtores.

Os encontros aconteceram nos municípios de São José do Rio Preto, Icém, Barbosa, Rosana e Presidente Epitácio. Foram percorridos cerca de 1500 km para atender pescadores, aquicultores, associações, colônias, cooperativas, prefeituras e vereadores de cada região. Cerca de 500 participantes tiveram a oportunidade de questionar e se interar sobre as propostas disponíveis para o estado.
 “Comecei a trabalhar pela pesca há 16 anos, antes mesmo de ser vereador. Tem sido uma honra, agora como deputado, estar ao lado do superintendente levando todos os benefícios e propostas oferecidas  pelo ministério aos pescadores e aquicultores, como nunca antes foi feito país.”, afirma Sebastião, que é membro da Frente Parlamentar da Pesca e Aquicultura na Assembléia Legislativa.
O Brasil oferece facilidades para o financiamento de barcos, motores, reforma de embarcações, tanques redes, fábricas de gelo, despolpadeiras e outros equipamentos. Tudo foi disponibilizado aos profissionais. Para Sebastião, este é o momento de trabalho em conjunto entre os deputados, o ministério e as prefeituras. “Faremos um relatório ao ministro Crivella com as necessidades de cada região e as principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais da área. É hora de ação e muito trabalho.”, declarou.
Otoniel concorda com Sebastião. “Não iremos apenas ouvi-los. É momento de trabalho. O ministério não medirá esforços para atender as demandas. E nós não mediremos forças para que os pescadores e aquicultores sejam atendidos como lhes é de direito”, disse o deputado federal.
O superintendente declarou que visitar as cidades foi fundamental para entender as necessidades dos profissionais. “Vou trabalhar junto com os deputados para as regiões visitadas recebam os equipamentos que precisam para investirem na aquicultura. Essa é a proposta do Ministério, valorizar esses profissionais que trazem comida para a nossa mesa. Dando a eles a oportunidade de produzir seu pescado”, disse Castro.
Antonio Francisco Neto, pecador há 28 anos, participava da audiência pública em São José do Rio Preto, visivelmente emocionado. “Pela primeira vez os pescadores estão sendo ouvidos pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, graças ao trabalho e empenho do deputado Sebastião”, disse ele durante o evento.
Texto e fotos: Suelen Tavares – Assessora de Imprensa
O superintendente federal discursa durante o evento realizado
na Câmara Municipal de  Barbosa-SP
Em Icém,  o deputado Sebastião anunciou a
conquistade uma fábrica de
gelo para a  colônia de pescadores

A prefeita de Rosana-SP, Sandra Kasai entregaoficio ao
 superintendente federal e ao deputado
  Sebastião  no encontro realizado na cidade dela.
Em Rosana - SP, os pescadores e produtores lotaram
a Câmara de vereadores, que sediou o evento
No município de Presidente Epitácio