segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Artigo - Pescadores ribeirinhos com melhor condição de sobrevivência



É de nosso conhecimento que os pescadores ribeirinhos são aqueles que residem nas proximidades dos rios, cuja atividade de subsistência principal é a pesca artesanal, além, do pequeno roçado que os mesmos mantêm para o próprio consumo.
Em 2007, depois de muita luta e perseverança , a população ribeirinha que atualmente é formada por mais de 6 milhões de brasileiros, foi reconhecida pelo governo, através do Decreto Presidencial nº 6.040, que institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicional.
Aparentemente, o reconhecimento dessas famílias, a luta e conquista por um espaço que lhes proporcionem condições e sobrevivência é louvável, até tratarmos dos que está no auge em nosso país, que são as construções das usinas hidrelétricas.
É cristalino o fato de que as hidrelétricas são necessárias, mas causam grande impacto ambiental, inclusive o aumento do nível dos rios, a mudança de seu curso e o alargamento de áreas visinhas. Como se não bastasse, as barragens têm dado causa ao processo de erosão, e de destruição da fauna e flora, que tem afetado diferentemente os ribeirinhos.
Não posso deixar de mencionar que, no Município de Rosana, foram construídas duas barragens (Usina Hidrelétrica Sergio Mota/Rio Paraná e a Usina de Rosa/Rio Paranapanema), que quebraram totalmente o ciclo de vida dos peixes nativos e desabrigaram diversas famílias ribeirinhas , já que atualmente o local foi inundado, tornando-se área de preservação permanente.
Diante da existência de diversas pesquisas que comprovam tal degradação ambiental e problemática aos ribeirinhos, a priori, é de suma importância que tais pescadores sejam justamente compensados através da construção de casas denominadas “Vila do Pescador”, -próximo dos rios e fora das APP (Áreas de Preservação  Permanente), com o mínimo de condições, como por exemplo, saneamento básico e infraesturuta, afinal , é a mínima dignidade que se pode oferecer a esses trabalhadores.
 Por outro lado, realização de parceria entre a concessionária de energia elétrica para a produção de peixes nativos em tanques redes ou tanques escavados, com a utilização de mão de obra destes pescadores e familiares, também é importantíssimo para sanar as dificuldades atualmente enfrentadas pelos ribeirinhos e demais comerciantes da área pesqueira .
Tenho a plena confiança de que neste ano mudanças acontecerão em prol da população ribeirinha, estarei empenhado por esta causa, mesmo por que , já tenho levado a diversos órgãos competentes, não só projetos, mas o apelo por uma vida de qualidade e de incentivo a estas famílias, vindas através de programas do governo do estado.

Sebastião Santos – deputado estadual pelo PRB na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo